Objetivos e Caracteristicas



Os principais objetivos da Apec são econômicos, como aproximar os países do Pacífico com a economia norte-americana, diminuir as taxas alfandegárias para tornar o Pacífico uma área de livre comércio e implantar a circulação livre de mercadorias, capitais e serviços. Mas a Apec não tem como objetivo apenas a liberalização do comércio, seus membros visam também, a cooperação técnica e econômica com o objetivo de ajudar no crescimento econômico, gerando empregos e oferecendo maiores oportunidades para o comércio internacional e a realização de novos investimentos.  

A Apec funciona como um organismo intergovernamental para consulta e cooperação econômica entre seus membros, não firmando acordos oficiais entre seus componentes, isso porque seus representantes são "economias-membro" e não países, portanto o acordo é de caráter não vinculativo. Além disso, o processo consultivo funciona através de consenso entre os membros, diálogo aberto e respeito mútuo. 

Os países integrantes da Apec atualmente formam o grupo economicamente mais dinâmico do mundo, apresenta os maiores volumes de negócios do planeta. São responsáveis por cerca de 46% das exportações mundiais. Desde sua fundação até o ano de 2008, o comércio da Apec cresceu aproximadamente 395%, superando significativamente o resto do mundo. O Produto Interno Bruto do bloco triplicou nesse mesmo período. Outro fator economicamente importante da Apec é a aproximação dos Estados Unidos com o comércio dos países do Pacífico. 

O crescimento econômico, a geração de novos postos de trabalho e a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos da região, são os principais objetivos a serem alcançados pela atuação da Apec.